segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A estupidez em ser honesto

É uma bela manhã de sol, o sujeito se encaminha para o trabalho, tudo corre normalmente, ele segue pedalando pelas avenidas com sua Monarq barra circular de freio torpedo e cores vibrantes.

Seu destino é o trabalho, como não poderia deixar de ser, ele é apenas mais um em um milhão se encaminhando para mais um dia de lida.

Chega ao seu ganha pão e deixa sua bicicleta nos fundos do prédio, cujo este possui um estacionamento, ele desce lentamente, fita a porta de entrada, respira fundo e se prepara para mais um dia de labuta.

As horas transcorrem rapidamente, o sujeito termina o dia exausto e imagina sua cama como uma miragem enquanto atravessa a soleira da porta, dirigi-se ao estacionamento e ao se deparar com o local onde haveria de estar sua bicicleta, o espanto, ela não estava mais lá e como num ato reflexo pronuncia as palavras derradeiras de seu final de dia "ME FODI", um colega que passava ao largo pergunta o que havia acontecido.

O pobre trabalhador narra todo seu trajeto de casa até o trabalho, o local onde havia deixado sua bicicleta e a forma como encontrou apenas um espaço vazio no momento em que iria voltar para casa flutuando com sua magrela sobre as ruas da cidade. O colega pergunta ao sujeito se ele havia cadeado a bicicleta e o pobre homem apenas diz "Não" e o seu colega sem pestanejar lhe diz"Mais é bem burro!" e sai rindo da cara do inocente trabalhador como se ele tivesse cometido a maior estupidez dos últimos cem anos.


São coisas assim que acontecem todo os dias que me fazem pensar que realmente o mundo não tem mais volta.

O cidadão vai calmamente para o trabalho imaginando como será seu dia, como será seu trabalho e depois de mais uma luta extenuante contra seu chefe só pensa em voltar para casa, sem esperar que um infeliz vá lhe roubar sua bicicleta, seu meio de transporte. Se já não bastasse ainda tem de escutar a injúria de ser chamado de asno.

O ser humano bom em toda sua ingenuidade não vê empecilho algum em deixar algo seu num estacionamento sem passar correntes, pois sabe o que é seu de direito.
Mas neste mundo onde a justiça é encontrada apenas no dicionário não podemos mais viver como pessoas civilizadas e quando tentamos somos chamados de burros. Pensem comigo, burro é o senhor que é roubado, porque esqueceu de trancafiar sua bicicleta como se fosse um saco de dinheiro?
Temos de mudar nossos conceitos, ou quando um cara for assaltado no semáforo iremos dizer "A mais ele estava com o vidro aberto hora bolas"

As coisas demoram a melhorar, mais pioram facilmente, que mudem as atitudes, idéias e gestos, antes que seja tarde e achem que roubar os que ainda acreditam em honestidade, seja pleno direito dos ladrões.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nunca caia na rotina

Se existe um veneno letal para qualquer interação social é a rotina.

Você pode analisar qualquer fator, desde a vida profissional ou conjugal, a rotina sempre está lá a espreita, esperando seu vacilo para tomar conta de todos os seus dias. Você repete seus hábitos um dia, dois, um mês e quando menos se dá conta está tão viciado nas mesmas coisas que é como se estivesse preso a elas.

A pior sensação que podemos experimentar é a falta de liberdade, o livre arbítrio está tão enraízado em nós que a falta dele é sufocante como a falta de ar. Seja o seu chefe que não larga do seu pé ou um relacioamento tão previsível quanto a novela das oito da globo.

Querendo ou não somos forçados a assumir alguns compromissos diários, mas isto não significa que devemos levar nossa vida marcada como uma agenda. A rotina é um problema que só você pode resolver, ninguém pode viver por você. Nunca é tarde para mudar.

Então seja hoje uma manhã de segunda ou uma sexta feira a noite não importa, pense o mais forte possível no que você mais quer, ou pelo menos o que mais quer nesse minuto e vá atrás. Nós estamos aqui a passeio, nada é para sempre e o amanhã é uma promessa que pode não chegar nunca.
Então viva hoje, faça hoje e talvez amanhã você acorde um pouco melhor, só talvez, porque pensar no amanhã já é cair na rotina.

A inquietude do ser

Um dia sonho encontrar um ser realmente equilibrado. Não estou falando de alguém que tenha apenas bom senso, ou seja justo, mas equilibrado em sua essência, que não sofra por causa de suas aflições, melhor que não tenha aflições.

Todo dia deixamos que algo nos perturbe, seja de maneira direta ou indireta e na maior parte das vezes são as coisas mais triviais possíveis, os assuntos mais banais, nossa felicidade é uma mera emoção passageira.

Você pode ser o cara mais seguro do mundo, mas em dados momentos é pego por uma insegurança descomunal, tudo que parecia antes ser certo e preciso, neste momento é errôneo e confuso, todas coisas que você compreendeu perfeitamente se embaralham e sua razão é posta a prova, onde antes se via um caminho por um belo jardim, agora é um emarranhado tortuoso de espinhos e você se pergunta, estou ficando louco?!

Nós vivemos de um modo que nos punimos por sofrer e buscamos sempre apresentar nosso melhor, renunciando nossas inquietações.Somos seres vagando por aí. Não creio que a vida corra num fluxo constante, é impossível mantermos o mesmo ritmo.

Somos descontentes, os sempre duvidosos, o ser humano é e sempre será o calculo exato da imprevisão.

domingo, 16 de agosto de 2009

Férias suínas

Após duas semanas de recesso volto na próxima segunda feira a minha humilde faculdade.
Que venham os trabalhos, provas e tudo mais que pode tirar a saúde de um universitário.

No começo imaginei que essa paralização ia ser a coisa mais inútil que já tinha visto, pois é, eu tinha razão, mas como tudo na vida tem um lado bom, deixei a indignação de lado e resolvi aproveitar as noites de 'folga'.

E como aproveitei, revi amigos, matei a saudade de beber em dias de semana e não me preocupei se no outro dia iria ter de trabalhar.
Caminhei por caminhar, falei por falar, não levei as coisas com tanta seriedade, isso pode parecer irresponsável e no fundo é, e como me fez bem.

Que o governo invente outra epidemia, porque eu estou gostanto disso e não sei até que ponto vale a pena levar a vida tão a sério.

Boa semana e que venha a chuva, esse calor está me matando.

terça-feira, 16 de junho de 2009

O vento e as pedras

Para tudo na vida há metáforas, sim tudo, por isso digo que algumas vezes sou vento, outras sou pedra.

Vento é quando o pensamento voa por aí, você está ligado em tudo e em todos, nada passa despercebido e tudo que está a sua volta tem um significado, parece que cada gesto, cada palavra, é poesia.

Pedra é quando seu pensamento fica estagnado, sem forma alguma, é vago, as coisas acontecem a sua volta, mas vocè parece impotente perto delas,fica ali 'toma porrada', mas não se mexe, tudo fica longe de compreenção.
(meu Deus, que confusão o que eu acabei de escrever)

Estou numa fase de pedra, espero que seja mesmo só uma fase, as coisas não estão saindo, escrever esse texto agora foi quase um parto, mas vai passar, sempre passa, ao menos as pedras são fortes, com sorte eu vou resistir a tudo isso. Vou procurar na solidez do meu raciocínio, na inflexibilidade da minha alma achar uma saída e quem sabe voar aí com o vento mais uma vez.

boa semana, quem sabe bom mês, não sei quando criarei coragem de escrever novamente.

sábado, 13 de junho de 2009

Um Caminho, Um sentido

Pensamentos aleatórios, fatos comentados, a vida comum e banal, vista de um novo ponto.

A verdade por trás da verdade, a verdade não posta, ou apenas a de dois aspirantes a escritores.

Muitas rotas, a cabeça girando num milhão de voltas, como apontar um caminho?um sentido?!.

Do mesmo jeito que cada um traça sua história, nós escreveremos a nossa, em linhas e entrelinhas, o que sentimos e vemos, o que queriamos ver e já não mais sentimos.


Patético ou poético, é a nossa forma de buscar, um caminho, um sentido.

http://umcaminhoumsentido.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Preguiça em você

Hoje é perfeito.
Nenhum acontecimento extraordinário, nenhum pensamento que se destaque e nada que pudesse matar a minha preguiça.
Tudo para ser um dia casual, mas não, a companhia é perfeita, o frio me faz abraçar mais forte e só estar perto é melhor do que qualquer outro lugar.
Naqueles momentos, os momentos juntos, eu não conseguia pensar em mais nada, afinal, era lá e somente lá que queria estar.
Falar é bobagem, explicações são desnecessárias, eu me limito a escrever e faltam palavras pra o significado de sentir.
Agora sei a diferença de estar e ser feliz.

Feliz dia dos namorados a todos( se é que alguém lê isso hahaha)

E eu, eu devo estar sonhando, mas por favor, hoje não me acorde.