segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A estupidez em ser honesto

É uma bela manhã de sol, o sujeito se encaminha para o trabalho, tudo corre normalmente, ele segue pedalando pelas avenidas com sua Monarq barra circular de freio torpedo e cores vibrantes.

Seu destino é o trabalho, como não poderia deixar de ser, ele é apenas mais um em um milhão se encaminhando para mais um dia de lida.

Chega ao seu ganha pão e deixa sua bicicleta nos fundos do prédio, cujo este possui um estacionamento, ele desce lentamente, fita a porta de entrada, respira fundo e se prepara para mais um dia de labuta.

As horas transcorrem rapidamente, o sujeito termina o dia exausto e imagina sua cama como uma miragem enquanto atravessa a soleira da porta, dirigi-se ao estacionamento e ao se deparar com o local onde haveria de estar sua bicicleta, o espanto, ela não estava mais lá e como num ato reflexo pronuncia as palavras derradeiras de seu final de dia "ME FODI", um colega que passava ao largo pergunta o que havia acontecido.

O pobre trabalhador narra todo seu trajeto de casa até o trabalho, o local onde havia deixado sua bicicleta e a forma como encontrou apenas um espaço vazio no momento em que iria voltar para casa flutuando com sua magrela sobre as ruas da cidade. O colega pergunta ao sujeito se ele havia cadeado a bicicleta e o pobre homem apenas diz "Não" e o seu colega sem pestanejar lhe diz"Mais é bem burro!" e sai rindo da cara do inocente trabalhador como se ele tivesse cometido a maior estupidez dos últimos cem anos.


São coisas assim que acontecem todo os dias que me fazem pensar que realmente o mundo não tem mais volta.

O cidadão vai calmamente para o trabalho imaginando como será seu dia, como será seu trabalho e depois de mais uma luta extenuante contra seu chefe só pensa em voltar para casa, sem esperar que um infeliz vá lhe roubar sua bicicleta, seu meio de transporte. Se já não bastasse ainda tem de escutar a injúria de ser chamado de asno.

O ser humano bom em toda sua ingenuidade não vê empecilho algum em deixar algo seu num estacionamento sem passar correntes, pois sabe o que é seu de direito.
Mas neste mundo onde a justiça é encontrada apenas no dicionário não podemos mais viver como pessoas civilizadas e quando tentamos somos chamados de burros. Pensem comigo, burro é o senhor que é roubado, porque esqueceu de trancafiar sua bicicleta como se fosse um saco de dinheiro?
Temos de mudar nossos conceitos, ou quando um cara for assaltado no semáforo iremos dizer "A mais ele estava com o vidro aberto hora bolas"

As coisas demoram a melhorar, mais pioram facilmente, que mudem as atitudes, idéias e gestos, antes que seja tarde e achem que roubar os que ainda acreditam em honestidade, seja pleno direito dos ladrões.

4 comentários:

  1. o mundo nunca foi um lugar justo, mas isso nao significa que ainda nao existam pessoas justas.
    Otima historia :)

    ResponderExcluir
  2. Mas a injustiça faz parte...
    sem o preto não existiria o branco e vice e versa.

    ResponderExcluir
  3. Poderia tecer comentários durante as próximas duzentas linhas, mas, tá simplesmente perfeito!

    Aah, e claro, concordando com as gurias aí em cima, o mal também tem que existir pra equilibrar as coisas e além de tudo pra dar inspiração a pseudo escritores como nós.

    ;p

    ResponderExcluir
  4. Olá meu caro!
    O que citou acima é fato, não há contradição em ponto algum. Tomamos enxurradas de injustiças como esta - muito mais 'fortes', óbvio. - diariamente.
    Como foi comentado: "o preto não existiria sem o branco..."; assim como o herói não existiria sem o bandido. Pelo caminho que transcorremos diria ser impossível algum tipo de mudança que faça a diferença. Este comportamento vem de anos, não é coisa atual e ultrapassará os limites do tempo. Onde existir pessoas 'boas', existiram sim pessoas 'más'. Não sei certo qual é a regra, mas como dizem por ai: para toda a regra há uma exceção - seja ela o 'bem' ou o 'mau'.
    Parabéns! Não li muitos dos teus textos ainda, mas conforme tiver tempo, certamente o farei.
    Deixo dois links:
    http://marcostrauss.blogspot.com/ (meu humilde e quase inútil Blog, que - acho eu - já conhece;
    http://subestacao.blogspot.com/ (um outro 'projeto' - se é que se pode chamá-lo assim - do qual participo.
    Se qualquer hora quiser fazer alguma (s) visitas, fica à vontade.

    Abraço!

    ResponderExcluir